
O mês de junho foi celebrado de forma especial pelo Centro de Estudos Ambientais do Condomínio RK (CEA-RK). Conhecido como o Mês do Meio Ambiente, junho foi marcado por uma série de eventos que conectaram educação, saúde e conservação ambiental.
A programação teve início no dia 5 de junho, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente com a Feira Ambiental (foto 1). O evento reuniu moradores, famílias e parceiros em uma tarde dedicada à sustentabilidade, com exposições interativas (foto 2), orientações ambientais (foto 3), ações educativas sobre a biodiversidade (foto 4) e prevenção de incêndios florestais (foto 5). A tradicional feirinha do RK ganhou reforço, já que, além de seus produtos locais, foram ressaltadas pequenas atitudes que podem gerar grandes mudanças no cuidado com o planeta.
No dia 14 de junho, foi a vez do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco) com o Grupo Escoteiro do RK (GERK), fazer uma ação colaborativa em atividades práticas de cuidado ambiental (foto 06). Durante o mutirão, foi organizado um circuito com quatro bases. Na primeira as crianças aprenderam mais os conceitos importantes sobre a dengue, o ciclo de vida do mosquito, métodos de prevenção e a importância da ação comunitária, tornando a brincadeira mais lúdica e divertida com o jogo de tabuleiro “Agentes contra a dengue” (foto 07).
Na trilha ecológica, foi estimulado o conhecimento sobre o Cerrado e suas espécies, a promoção da conservação ambiental, o uso de plantas medicinais e a importância da recuperação de áreas degradadas. Foram plantadas cinco mudas nativas (araticum, baru, aroeira, mangaba e cajuzinho), reforçando o compromisso coletivo com a recuperação de áreas verdes (foto 8). Outro tema abordado foi a importância do monitoramento e conservação da fauna local, cuidados com animais sinantrópicos e peçonhentos e conceitos importantes sobre a guarda responsável de animais domésticos (foto 9). Para finalizar, foi realizada uma pequena gincana, com percurso e uso de mapas, sobre a importância da manutenção das armadilhas de oviposição (Ovitrampas) de Aedes aegypti, para o monitoramento da dengue (Foto 10).
O mês seguiu com foco na saúde pública e saúde única no dia 21 de junho, com o Diagnóstico e Prevenção da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). A campanha (foto 11) foi realizada em parceria com o UniCEUB, a Universidade de Brasília e a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (DIVAL), realizando a coleta de amostras de sangue de cães para testagem, microchipagem e orientações aos tutores sobre prevenção e controle da LVC, importante zoonose de relevância no Distrito Federal. A ação também contribuiu para a geração de dados que irão subsidiar políticas públicas de saúde e vigilância ambiental na região.
Encerrando o mês, no dia 30 de junho foi realizada a Trilha Viva (foto 12) com plantio de mudas nativas (foto 13), conduzindo os participantes a um momento de conexão com a natureza (foto 14). Durante a atividade, foram plantadas três mudas (duas de araticum e uma de mangaba), contando com o apoio do morador Eduardo, entusiasta da recuperação de áreas degradadas, que compartilhou sua experiência e incentivou a continuidade das práticas de restauração ambiental no condomínio.
Conexão entre saúde, ambiente e comunidade
O Mês do Meio Ambiente no Condomínio RK exemplifica a importância da atuação local na promoção da saúde ambiental, demonstrando como ações simples, mas consistentes, podem resultar em benefícios tangíveis para a comunidade e para os ecossistemas locais. O CEA-RK destaca que a saúde do ambiente é parte fundamental da saúde coletiva e convida a comunidade, estudantes e profissionais a acompanharem e participarem das próximas atividades de monitoramento ambiental e educação em saúde que ocorrerão nos próximos meses.